Anjos, Servos do Deus Altíssimo angelologia básica Aaron JP Hackett | Teologia | 04/06/2019

 Irmãos e irmãs, antes de Deus criar o mundo, ele criou os anjos. Ele os criou para servi-lo e amá-lo. Ele os criou com o propósito de estar unidos na única Família da criação. Existem nove coros ou tipos de anjos como sendo identificados na Bíblia e por vários teólogos. [1]

* Serafim: significa “os ardentes”. Eles têm o amor mais intenso por Deus e o compreendem com a maior clareza, constantemente louvando-o.

* Querubim: significa “plenitude de sabedoria”. Eles contemplam a divina providência e plano de Deus para as Suas criaturas.

* Tronos: simbolizam a justiça divina e o poder judicial. Eles contemplam o poder e a justiça de Deus.

Estes três primeiros vêem e adoram a Deus diretamente. Os próximos três coros cumprem o plano de Deus no universo.

* Domínios (ou Dominações): significa “autoridade”. Eles governam os coros menores dos anjos.

* Virtudes: nome originalmente sugerido poder ou força. Eles implementam as ordens dos domínios e governam os corpos celestes.

* Poderes: Eles se confrontam e lutam contra quaisquer forças do mal que se oponham ao plano providencial de Deus.

Os três últimos coros estão diretamente envolvidos nos assuntos humanos:

Principados: cuidar dos principados da terra, isto é, nações ou cidades

* Arcanjos: entregam as mensagens mais importantes de Deus para a humanidade

* Anjos: servem como guardiões para cada um de nós

Santo Agostinho, bispo do hipopótamo é citado no Catecismo da Igreja Católica [2] que “Angel” é o nome do seu escritório, não da sua natureza. Se você procura o nome de sua natureza, é “espírito”; se você procura o nome de seu ofício, é ‘anjo’: pelo que eles são, ‘espírito’, do que eles fazem ‘anjo’. “Com seus seres inteiros, os anjos são servos e mensageiros de Deus. Porque eles” contemple sempre o rosto de meu Pai que está no céu “são os” poderosos que cumprem sua palavra, atentos à voz de sua palavra “. Um dos mais famosos dos três arcanjos é Gabriel. Ele transmitiu a mensagem de Deus Primeiro, o sacerdote Zacarias, no relato do evangelista Lucas em seus escritos do Evangelho. “E Zacarias disse ao anjo:“ Como saberei isto? Pois eu sou um homem velho e minha esposa está avançada em anos. .   E o anjo lhe respondeu: “Eu sou Gabriel, que está na presença de Deus; e fui enviado para falar com você e trazer-lhe esta boa notícia.   E eis que você ficará em silêncio e incapaz de falar até o dia em que essas coisas acontecerem, porque você não acreditou em minhas palavras, que serão cumpridas em seu tempo ”.   E as pessoas estavam esperando por Zechari′ah, e eles se perguntaram por sua demora no templo. E quando ele saiu, ele não pôde falar com eles, e eles perceberam que ele tinha visto uma visão no templo; e ele fez sinais para eles e permaneceu mudo.   E quando seu tempo de serviço terminou, ele foi para sua casa. Depois destes dias, sua esposa Isabel concebeu, e por cinco meses ela se escondeu, dizendo: “Assim me fez o Senhor nos dias em que olhou para mim, para tirar o meu opróbrio entre os homens”. [3] A outra conta é quando o arcanjo Gabriel apareceu à Virgem Maria, proclamando o nascimento do messias. No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. E ele veio até ela e disse: “Salve, cheio de graça, o Senhor está com você!” Mas ela estava muito perturbado com a palavra, e considerou em sua mente que tipo de saudação poderia ser. E o anjo lhe disse: “Não tenha medo, Maria, porque encontrou graça diante de Deus.   E eis que tu conceberás no teu ventre e terás um filho, e tu lhe chamarás o nome de Jesus.

Ele será grande e será chamado o Filho do Altíssimo;

e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi,

e reinará eternamente na casa de Jacó;

e do seu reino não haverá fim.

E Maria disse ao anjo: “Como pode ser isso, visto que não tenho marido?” E o anjo lhe disse:

“O Espírito Santo virá sobre você,

e o poder do Altíssimo te ofuscará;

portanto a criança a nascer será chamada santa

o Filho de Deus.

E eis que a tua parenta, Isabel, na sua velhice, também concebeu um filho; e este é o sexto mês com ela que foi chamada de estéril. Pois com Deus nada será impossível ”.   E Maria disse: “Eis que eu sou a serva do Senhor; seja para mim segundo a tua palavra. E o anjo se retirou dela. [4]

 

Segundo os ensinamentos da Santa Madre Igreja, eles são “criaturas espirituais puras, os anjos têm inteligência e vontade: são criaturas pessoais e imortais” [5] Verdadeiramente isso mostra o notável poder de Deus. Anjos foram enviados em muitas missões por toda a Bíblia. Dos dois anjos que foram enviados para destruir as cidades de Sodoma e Gomorra [6] , quando Balaão viu o anjo na estrada [7] . Minha conta pessoal favorita é quando o anjo de Deus prediz o nascimento de Sansão em Juízes 13: 3-7.   “E o anjo do Senhor apareceu à mulher e disse-lhe:“ Eis que és estéril e não tens filhos; mas você deve conceber e ter um filho. Portanto, toma cuidado, e não bebas vinho nem bebida forte, e não comas nada impuro, porque eis que conceberás e terás um filho. Nenhuma navalha virá sobre sua cabeça, pois o menino será nazireu de Deus desde o nascimento; e ele começará a libertar Israel das mãos dos filisteus. ”   Então a mulher veio e disse ao marido: “Um homem de Deus veio a mim e seu semblante era como o semblante do anjo de Deus, muito terrível; Não perguntei de onde ele era e ele não me disse seu nome; mas ele me disse: Eis que tu conceberás e terás um filho; assim, não bebas vinho nem bebida forte, e não comas nada impuro, porque o menino será nazireu de Deus desde o nascimento até o dia da sua morte. ‘” Juízes 13: 21-23 “ O anjo do Senhor não mais apareceu para Mano′ah e sua esposa.Então Mano′ah sabia que ele era o anjo do Senhor.   E Manoá disse a sua esposa: “Certamente morreremos, porque vimos a Deus”. Mas sua esposa disse-lhe: “Se o Senhor quisesse nos matar, ele não teria aceitado um holocausto e um cereal. oferecendo em nossas mãos, ou nos mostrou todas essas coisas, ou agora nos anunciou tais coisas como estas ”.

 

Da CCC 332 [8] “Anjos estão presentes desde a criação e ao longo da história da salvação, anunciando esta salvação de longe ou perto e servindo à realização do plano divino: eles fecharam o paraíso terrestre; Lote protegido; salvou Hagar e seu filho; ficou a mão de Abraão; comunicou a lei pelo seu ministério; levou o povo de Deus; anunciou nascimentos e chamados; e auxiliou os profetas, apenas para citar alguns exemplos. Finalmente, o anjo Gabriel anunciou o nascimento do Precursor e do próprio Jesus. ” Somos verdadeiramente abençoados por termos esses seres celestiais para pedir sua intercessão e ajuda. Mas devemos lembrar disso, eles são apenas criaturas criadas com mais inteligência do que nós, mas respondem apenas a Deus. Jesus, o Filho de Deus, veio curar os enfermos, curar os coxos, trazer visão aos cegos e perdoar os pecados dos homens. Os anjos foram criados para adorar e servir a Jesus e honrar Maria, que é a principal razão pela qual Satanás rejeitou isso (desde que ele foi criado como um anjo Serafim), mas este tópico será abordado em outro blog futuro (demonologia). Vamos nos aproximar dessa oração.

Eterna e eterna Trindade, Nós, invoquemos sua perfeita Teoria como Um, Verdadeiro Deus e obrigado por compartilhar conosco os pequenos mistérios de seus seres celestiais. Agradecemos por criar ajudantes para nos ajudar em nossa jornada na vida. Pedimos aos nossos anjos da guarda e a todos os anjos do céu que nos mantenham no caminho reto e estreito, combatam o inimigo que está diante de nós e nos ajudem a construir um relacionamento mais próximo com Cristo. Pedimos isso em seu Deus Criador do Nome Mais Perfeito. Amém. Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Um homem!

Deus abençoe,

Aaron JP

 

 

 


[1] Orações para livro de peregrinos. www.magnificattours.com por Gary Appleberry

[2] CCC 329

[3] Lucas 1: 18-25

[4] Lucas 1: 26-38

[5] Catecismo da Igreja Católica 330

[6] Gênesis 19: 15-17

[7] Números 22: 31-33

[8] Catecismo da Igreja Católica seção 332

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: